Decoração de Natal DIY simples e divertida!

Upcycle de Materiais de Natal
Kids Arts

 

Se não tem ideias para ocupar as crianças durante as férias, que tal fazer alguma decoração de Natal DIY? Por norma, as decorações de Natal feitas em casa são mais sustentáveis do que aquelas que compramos e facilmente substituímos por outras no ano seguinte. Então, por que não juntar o útil ao agradável?

 

 

4 ideias para decoração de Natal DIY

Já aqui falámos de como a decoração de Natal implica vários tipos de desperdício e de como é urgente adaptar certos hábitos para que algo que nos deixa tão felizes não passe a ser apenas um motivo de tristeza.

Também já demos algumas ideias para que tenha a sua própria decoração de Natal sustentável. Mas agora trazemos-lhe ainda mais sugestões para a sua decoração de Natal DIY, especialmente para fazer com os mais novos. Inspirámo-nos essencialmente no ebook Natal Desperdício Zero — Por um Natal mais Sustentável, da Ana, Go Slowly. A Ana esteve connosco no Mercado Natal Sustentável, no dia 3 de dezembro. E esteve lá, precisamente, para dar um workshop de decoração de Natal com materiais naturais e reutilizáveis.

Uma das motivações para realizar o projeto Natal Sustentável é alertar para a importância de passarmos mais tempo em família. Uma noite e um almoço não nos parecem suficientes. Portanto, se tem crianças, aproveite que elas estão de férias em casa e… mãos à obra!

 

 

Ramos e folhas

Quem disse que a decoração de Natal DIY tem de ser trabalhosa? Às vezes, as coisas simples são as mais bonitas! Podemos, simplesmente, recolher pequenos ramos de árvores e folhas que encontremos caídas num jardim.

Se tiver crianças mais pequenas, certamente que ficarão mais entusiasmadas se, depois de apanhar as flores, as pintarem! Farão uma decoração de Natal DIY única e ao vosso estilo!

Deixe a tinta secar e, com cordéis ou fitas que tenha por casa, prenda-os às folhas e ramos. Assim já os pode pendurar na árvore de Natal.

 

Cerâmica

Se tem noções e materiais para fazer peças em cerâmica, estão reunidas as condições perfeitas para fazer a decoração de Natal DIY mais invejável de sempre! Mas, mesmo sem noções, pode comprar barro ou gesso e procurar vídeos no YouTube que ajudem a perceber o básico. Depois… é só dar asas à imaginação!

Tal como com as folhas, pode fazer a sua própria pintura. Mas, neste caso, há 2 períodos de secagem — primeiro, da pasta que utilizar para modelar a decoração de Natal DIY, que pode ter de ir ao forno; depois, da pintura que fizer.

Ao modelar as peças, não se esqueça de fazer um furo no topo de cada uma, para poder passar o cordel ou fita, para que as possa pendurar na árvore.

 

 

Papel reciclado ou cartão

Uma das ideias que a Ana, Go Slowly deu no seu workshop, no Mercado Natal Sustentável, foi esta. É simples e pode usar cartão de encomendas que tenha recebido ou de algo que tenha comprado.

Basta fazer alguns desenhos iniciais que podem servir de moldes para os seguintes, caso queira repetir os motivos. Depois, recorte-os e, a partir daí, as crianças é que mandam! Podem pintar cada decoração com canetas, lápis, lápis de cera, tintas, purpurinas. Ou, se preferirem, podem fazer colagens de bolinhas feitas de pedaços de revistas e jornais enrolados, de tecidos de roupas velhas, lápis de cera derretidos ou qualquer outro material que considerem interessante juntar aos motivos.

O mais importante é que se divirtam e personalizem as peças ao vosso estilo!

 

 

Bolas de Natal antigas

Tem bolas de Natal antigas, mas já não gosta delas? Basta reciclá-las! Pense nas cores que quer dar à sua decoração de Natal DIY e, se tiver jeito para a pintura, vá além de uma cor básica e faça desenhos que dêem às suas bolas ainda mais vida!

Nada mais inteligente do que transformar objetos antigos em algo com um ar totalmente novo!

 

Vê como pode ser fácil ocupar os mais novos ao mesmo tempo que se passa tempo de qualidade com eles e ainda se produz decoração de Natal DIY a baixo custo para si e para o planeta?

Tire proveito destas ideias seja para o próximo Natal quer seja para entreter os mais novos lá em casa e tenha um Feliz Ano Novo… Sustentável!