Será possível ter uma decoração de Natal sustentável e, simultaneamente, bonita? Claro que sim!
E não alertamos para esta questão por ser uma tendência. Se trazemos este tema é porque é mesmo importante e urgente de se discutir e, acima de tudo, mudar!
A necessidade de ter uma decoração de Natal sustentável
Mas, afinal, por que motivo é tão importante passarmos a optar por uma decoração de Natal sustentável? Se já leu o outro artigo que escrevemos sobre decoração de Natal, já conhece alguns dados preocupantes.
Desflorestação, libertação de metano, adereços e objetos que são descartados em menos de 1 mês, mais plástico de produtos de utilização única e luzes que gastam muita energia e atordoam animais selvagens são algumas das preocupações que aumentam em dezembro, devido à decoração de Natal menos sustentável!
Portanto, deixamos-lhe algumas questões sobre as quais aconselhamos a refletir, a propósito da sua decoração de Natal, para que esta seja mais sustentável:
- Será que precisa mesmo de comprar novas decorações de Natal para este ano?
- É necessário deixar as luzes de Natal ligadas quando vai dormir ou está fora de casa?
- A decoração de mesa terá de ser obrigatoriamente natalícia? Não poderá “apenas” ter as cores de Natal, mas sem os motivos que prendam à época e que fazem com que só sejam usadas 2 dias por ano?
- A árvore de Natal tem de ser comprada? Não poderá ser alugada ou feita por si, reutilizando materiais?
Novas tradições, pelo ambiente e pelo convívio
Optar por uma decoração de Natal sustentável pode ter uma dupla função: passar mais tempo com a família e promover a cooperação, que é um dos propósitos desta época; poupar o ambiente, que é a grande vítima dos nossos excessos.
Como estes 2 objetivos em mente, deixamos-lhe algumas sugestões para a sua decoração de Natal sustentável. Comece o Natal mais cedo e divirta-se com os preparativos em família.
Árvore de Natal
Este é, provavelmente, um dos símbolos mais importantes do Natal. É a guardiã das prendas de Natal e, na natureza, as verdadeiras também zelam por nós. E talvez esteja na altura de nos inspirarmos nesse papel e zelarmos nós pela natureza, para variar.
Temos 4 sugestões para lhe dar:
- Reutilize materiais para fazer a sua própria árvore de Natal, como garrafas de plástico verde ou pintadas;
- Utilize objetos temporariamente. As árvores de Natal feitas com livros empilhados estão na moda e são bem giras;
- Faça uma árvore com galhos de árvores, unidos nas pontas por uma corda de cada lado. Enfeite-a ao seu gosto, com decoração de Natal que já tenha em casa, desenhos ou elementos que encontre na natureza. Esta opção é particularmente interessante para quem tenha uma casa pequena. Isto porque a árvore é “espalmada” e prende-se na parede, ocupando pouco ou nenhum espaço;
- Se quer ter uma árvore verdadeira, alugue-a através de projetos como o Pinheiro Bombeiro. Quando devolver o seu pinheiro, os bombeiros voluntários saberão qual o melhor destino para estas árvores, de forma a que não se tornem poluentes e, pelo contrário, tenham um destino útil.
Gasto consciente de energia
Independentemente de estarmos ou não a passar por uma crise financeira, poupar energia deve ser sempre uma preocupação. Este ano, foi a 28 de julho que “a humanidade consumiu tudo o que o planeta pode produzir num ano”.
Mas, para agravar a situação, este ano estamos, de facto, a passar por uma crise financeira e energética! Portanto, é ainda mais imperativo que tenhamos atitudes conscientes e que optemos por uma decoração de Natal sustentável, também neste âmbito.
Muitas pessoas deixam as suas luzes de Natal ligadas 24h sobre 24h, durante todo o mês de dezembro, o que gera um gasto perfeitamente dispensável. Além disso, há quem ainda não tenha feito a transição para as luzes LED, 90% mais eficientes.
Assim, no que respeita as luzes, é muito simples: basta optar pelas LED e ligá-las apenas quando estamos no espaço onde estas se encontrem!
Decoração de Natal sustentável
Há quem se aplique muito para enfeitar a sua casa a preceito, desde a coroa natalícia para a porta até às decorações da árvore de Natal e de mesa.
Um passeio ao parque mais próximo de casa pode ajudar a resolver este assunto. Basta levar um saco reutilizável para recolher a matéria prima para as suas criações de Natal!
Com um galho grande e maleável, pode fazer a base para uma coroa. Se o galho for mais “despido”, depois é só encaixar raminhos e o que mais queira usar para compor a coroa natalícia.
Decorações para a árvore podem ser pinhas pintadas, às quais só precisa de prender uma linha, para que esta possa ser pendurada.
O que já tem em casa é sempre a opção mais sustentável, pelo que vale sempre a pena apostar nessa alternativa. E, caso queira comprar novos enfeites, opte por uns que lhe durem muito tempo. Já pensou em criar as suas próprias bolas de Natal? Hoje em dia, pode comprar bolas transparentes que se abrem e permitem que coloque lá sempre as imagens que quiser. Uma hipótese que agradaria a todos seria uma caricatura de cada elemento da família.
Das decorações de mesa já falámos antes e que podem ser mais versáteis, de forma a também poderem ser usadas durante todo o ano. E, na visita ao parque, pode sempre trazer mais alguns raminhos para espalhar na mesa, colar em velas e até para substituir laços em prendas.
O que achou das nossas sugestões? Já se decidiu a escolher uma decoração de Natal sustentável? Uma última opção é visitar os sites de alguns dos parceiros do Natal Sustentável, onde pode encontrar pequenas árvores de Natal em madeira ou decorações para a sua árvore de Natal.
Tenha um Feliz Natal… Sustentável!