Desejos de um feliz e sustentável 2023.

Ter um comportamento sustentável todos os dias é não é uma tarefa simples. Mas a missão deve seré ajudar o máximo de pessoas possível a chegar lá!

Chegou ao fim mais uma quadra natalícia — mais sustentável para uns do que para outros.

Os avisos, recomendações e iniciativas foram poucos para fazer uma real mudança e, infelizmente, tal como na maioria das tradições, o hábito e o comportamento geral manteve-se — acabou por se fazer mais lixo no Natal de 2022, comparativamente ao que foi produzido em 2021!

No global, foram cerca de mais 1.600 toneladas de resíduos recolhidos na última semana do ano pelas empresas de tratamento. Estes números representam um acréscimo de 5%, relativamente ao ano transato. 

Mas nem tudo foi negativo, a separação e reciclagem de resíduos cresceu cerca de 15%, comparativamente ao ano anterior. Mas Portugal mantém-se, teimosamente, com uma das taxas de reciclagem mais baixas da União Europeia.

Foi a pensar neste problema que surgiu o Natal Sustentável, por forma a conseguirmos ajudar a adaptar mentalidades e comportamentos ao contexto atual. Sentimos que todas estas iniciativas, campanhas ou projetos são essenciais para o nosso futuro e prosperidade.

Assim podemos afirmar que a primeira edição do Natal Sustentável foi uma pequena vitória, uma conquista conjunta, que nos deixa convictos de que é possível trabalhar a sustentabilidade com os vários agentes económicos com objetivos práticos e importantes para um bem comum.

Mas nem tudo correu como planeado e foi necessária alguma adaptação, compromisso e muita dedicação para levar o projeto a bom porto. Agora, seguem-se outras viagens e desafios, pois está muito claro qual é o caminho que precisamos e devemos percorrer juntos.

Deixamos um sincero e especial agradecimento aos nossos parceiros pelo apoio demonstrado, desde a fase embrionária do projeto até à sua execução. Esse reconhecimento, interesse e colaboração foram cruciais para o desenvolvimento e sucesso do Natal Sustentável!

Obrigado e tenham todos um feliz e sustentável 2023!