Prendas de Natal: do DIY às experiências

Lá se vai o tempo em que as prendas de Natal DIY — feitas por nós mesmos — eram uma coisa de criança. Neste momento, os menos habilidosos e dados aos trabalhos manuais estão a pensar “mas eu não tenho jeito nenhum para isto!” Nada temam, há possibilidades para os mais talentosos, mas também para quem nem sequer sabe fazer um desenho!

 

 

Prendas de Natal DIY, uma alternativa sustentável

Já aqui falámos de como as prendas de Natal têm um importante impacto ambiental, seja por serem dadas a quem não as deseja; pelos kms de papel de embrulho produzidos e que alimentam as emissões de CO₂; ou pela quantidade de plástico que, em poucos meses, acaba partido, num canto da casa ou, pior!, a poluir os solos e os oceanos.

Para evitar uma deceção para os presenteados (que frequentemente recebem coisas que nem queriam), a de quem oferece (quando percebe que não acertou) e a do meio ambiente (que, por vezes, vira um “caixote do lixo de Natal”), fizemos uma lista que pode ser muito útil:

  • Faça uma lista das pessoas a quem tem mesmo de dar uma prenda. Quando não nos organizamos, acabamos por comprar prendas que talvez não fossem “obrigatórias”;
  • Sonde as pessoas a quem quer dar prendas de Natal. Ninguém melhor do que as próprias pessoas para saberem aquilo que querem. E nem precisa de perguntar diretamente. Às vezes, basta estar atento;
  • Compre com antecedência. Além de poder procurar em sítios diferentes e comparar preços, pode ser que consiga apanhar promoções. Se comprar em cima da hora, vai ter de se submeter os preços que encontrar na altura;
  • Guarde os talões de troca. Assim, se a prenda escolhida acabar por ser “ao lado”, o presentado pode trocá-la por algo de que goste mais;
  • Ofereça experiências ou opte por prendas de Natal DIY! Aqui, podemos ajudar. Não só temos no nosso site uma secção repleta de sugestões de experiências como, de seguida, lhe vamos dar uma série de ideias simples, mas criativas, para fazer as suas próprias prendas de Natal DIY.
 

Experiências ou DIY?

Temos a certeza de que, mesmo quem não está habituado, conseguirá fazer boa parte destas sugestões de prendas de Natal DIY. Mas, para quem acha que não foi mesmo talhado para isso, começamos com outras 4 sugestões que não dão trabalho nenhum:

  • Ofereça o seu tempo! Como? Simples! Convide o seu filho, pai, mãe, ou quem quiser para fazer um programa diferente. Ou, dentro das prendas de Natal DIY ultradescomplicadas, ofereça uma caixa com vários bilhetes escritos por si com várias opções de atividades, como “vale um passeio”, “vale uma ida ao cinema”, “vale uma refeição”, etc. É uma prenda muito pouco trabalhosa e com um investimento distribuído ao longo do tempo;
  • Ofereça algo que já não usa. Se é adepto do amigo secreto e faz sempre uma troca de prendas com os seus amigos, experimente uma nova versão. Em vez de definirem um valor limite para os presentes, escolham algo que tenham em casa em bom estado, mas que já não utilizem. Nada mais ecológico do que dar uma nova vida a um objeto que não é novo;
  • Ofereça experiências. Uma noite num alojamento local, uma atividade radical, uma massagem, um dia no SPA, uma ida “àquele” restaurante especial… ou, simplesmente, uma viagem de avião para um destino que essa pessoa queira muito visitar. Tudo depende do perfil do presenteado e da sua disponibilidade financeira;
  • Se quer mesmo oferecer um presente físico, a solução mais amiga do ambiente é visitar o Mercado Natal Sustentável, em Cascais, até ao dia 18 de dezembro, aos fins de semana, e escolher um presente original e consciente. Opções não lhe vão faltar!
 

Agora, para quem gostou da ideia das prendas de Natal DIY, seguem as sugestões que até nós vamos seguir!

 

 

Bolachas e biscoitos

Gosta de cozinhar doces? Até utiliza o forno com alguma frequência? Então, nas últimas semanas de dezembro, vá aproveitando essa energia para ir fazendo bolachas e/ou biscoitos para oferecer. Haverá melhor forma de dizer às pessoas que gostamos delas do que cozinhando?

Se tiver um robô de cozinha, a sua tarefa ficará ainda mais fácil! Mas, mesmo que não tenha, há receitas muito simples. Basta escolher aquela que acha que será mais consensual, para não ter de fazer diferentes receitas para cada pessoa.

Quanto ao embalamento, nada melhor do que reutilizar aqueles frascos que foi guardando ao longo de meses e aos quais não sabia que destino havia de dar!

 

 

Sal aromatizado

Se tem muitos amigos que gostam de cozinhar, que tal aromatizar sal para alegrar as refeições que eles preparam? Com vinho tinto ou ervas aromáticas, esta é sempre uma ideia original. E tem aqui mais uma forma de escoar os frascos acumulados!

 

 

Velas ecológicas

É fã de fritos e utiliza óleo com muita frequência? Aqui está o destino perfeito para os óleos e azeites usados! Com estes kits, só precisa do óleo usado, misturá-lo com a cera em pó, colocar o pavio e deixar solidificar!

Mais uma ideia de prendas de Natal DIY que qualquer pessoa consegue pôr em prática sem ter dotes artísticos!

 

 

Manteiga de ervas aromáticas

Para esta prenda de Natal DIY também é necessário ter um robô de cozinha, que permite bater natas até que estas fiquem em ponto de manteiga. Depois, para a parte da originalidade, é só adicionar uma erva aromática à sua escolha.

Neste caso, só tem de ter em conta a validade da manteiga caseira. Faça-a mais perto da data em que a vai dar e alerte a pessoa a quem a oferecer.

 

 

Azeite aromatizado

Sim, a aromatização está no topo das nossas sugestões e esta é mais uma das que se insere nessa categoria!

O alecrim combina muito bem com o azeite. Pode ser colocado em contacto com o líquido com alguma antecedência, para que o azeite ganhe o sabor das ervas.

 

Garrafas pintadas

Esta é uma das poucas prendas de Natal DIY que concordamos que não é indicada para quem não gosta de trabalhos manuais. Sejam garrafas de vinho ou de outra bebida, o que importa é terem o tamanho e formato do seu agrado. Dê asas à imaginação e use as cores preferidas da pessoa a quem vai dar a garrafa. E que tal oferecê-la com uma flor lá dentro?

Pode fazer o mesmo com frascos que, por terem o gargalo mais aberto, podem ter utilidades diferentes, desde vasos e porta-canetas.

 

 

Compota em frascos

Também aqui pode utilizar frascos que tenha guardados aí em casa.

Se tiver acesso a grandes quantidades de alguma fruta ou de outro alimento que possa ser utilizado em compotas, procure uma receita que se adapte e aproveite esse excesso.

Se não tiver muita fruta, mas quiser aproveitar esta ideia, pode usar aplicações anti-desperdício para comprar fruta em maior quantidade e mais barata. Sugerimos, por exemplo, a Phenix e a Too Good To Go!

 

 

Extrato de laranja

Seja para dar mais intensidade a bolos, sobremesas, molhos ou pratos, o extrato de laranja é a verdadeira prenda de Natal DIY anti-desperdício. Pode reutilizar garrafas ou frascos e, da fruta, só precisa da casca, sem a parte branca.

Pode usar a proporção de casca de 5 laranjas para 450ml de vodka. Depois é só deixar fermentar durante 6 semanas numa zona escura.

 

 

Piri-piri

Ainda na categoria “fermentação”, temos os frascos de piri-piri. As combinações são variadas e podem ser feitas de acordo com o gosto pessoal e os ingredientes que tiver.

 

Se, mesmo com tantas sugestões de prendas de Natal DIY não conseguimos ser suficientemente persuasivos, resta-nos reforçar o convite para visitar o nosso Mercado Natal Sustentável, em Cascais. Aos fins de semana, de 3 a 18 de dezembro, no Hipódromo Manuel Possolo, entre as 10h30 e as 18h30, venha escolher as suas prendas e tenha um Feliz Natal… Sustentável!