Prendas de Natal sustentáveis: pessoas e ambiente felizes

As prendas de Natal são uma das grandes preocupações desta época. Deixamos-lhe algumas orientações para que este ano possa fazer escolhas mais sustentáveis.

Prendas de Natal, um dos grandes temas desta época! E é também um dos grandes motivos de preocupação para o planeta, e não é para menos. No Natal compramos muito, muitas vezes sem pensar, quase indiscriminadamente. E isso tem um impacto que vai muito além das nossas carteiras.

Dar prendas de Natal é um gesto bonito e tem um significado para quem dá e para quem recebe. Mas será que as prendas que damos são sustentáveis? Farão assim tanta falta? Serão úteis para quem as recebe? Este ano, queremos ajudar a descobrir soluções diferentes, prendas de Natal originais. Ao mesmo tempo, não terão um impacto negativo no planeta e, certamente, serão recebidas com muito agrado.

 

Conhece o impacto das prendas de Natal que oferece?

As prendas de Natal não deviam significar mais do que provas de amor, amizade, carinho e traduzir-se em felicidade. Mas, infelizmente, não é só esta a carga que boa parte dos presentes oferecidos carrega consigo.

Chega de suspense! Vamos desembrulhar os dados menos positivos sobre as prendas de Natal:

  • Anualmente, os portugueses deitam fora 200 mil toneladas de têxteis. Será que vale a pena continuar a dar roupa sem saber se a pessoa a quem esta é dada necessita verdadeiramente dela?;
  • Para produzir 1kg de papel de embrulho, são emitidos 3,5kg de CO₂, e no Natal usamos vários quilómetros de papel de embrulho para embelezar as nossas prendas. Será assim tão necessário?;
  • Até março, 41% dos brinquedos são partidos ou as crianças já se aborreceram deles.

Entre prendas de Natal que quem as recebe não gosta, que são desnecessárias ou que não são amigas do ambiente, muitos dos presentes trocados vão ficar a apanhar pó ou guardados numa gaveta e esquecidos para sempre. E o problema não é só a prenda em si, são os embrulhos de plástico, os quilómetros de papel, fita cola e laços.

O nosso planeta não tem capacidade para este consumismo excessivo. Por isso temos mesmo de encontrar alternativas mais sustentáveis, para que o Natal não deixe de ser uma comemoração feliz. Temos mesmo de oferecer todas aquelas prendas? Todas elas fazem sentido? Será possível reutilizar materiais para oferecer as prendas que consideramos mesmo importantes para nós? Temos algumas sugestões para ajudar a responder a estas perguntas.

 

Precisa de ideias? Temos algumas experiências para lhe oferecer!

Não nos vamos alongar, porque exploramos as sugestões com mais detalhe noutros artigos do nosso blog, mas ficam aqui algumas ideias para prendas de Natal que não contribuirão para aumentar a pegada ecológica. Isto porque é possível manter as tradições, mantendo também o planeta!

Proporcionar experiências diferentes e estar verdadeiramente presente para aqueles de quem gostamos é sempre a melhor opção. Sair para uma caminhada pela natureza a um sítio diferente, fazer um workshop em conjunto ou apadrinhar um animal e ir visitá-lo são opções originais e muito divertidas.

Mas sabemos que dar algo físico se traduz numa sensação reconfortante. Além disso, por vezes, as pessoas precisam de algo concreto e, nesse caso, essa será uma prenda de Natal com sentido.

 

Como ser sustentável, se optarmos por prendas de Natal materiais

  • Jornais, revistas e outro tipo de papel que tenha em casa e ao qual já não dê uso são opções originais para embalar as suas prendas de Natal;
  • E por que não fazer os seus próprios presentes? Especialmente para os mais criativos e dotados para as artes manuais ou a culinária, nada diz melhor “gosto de ti” do que prendas feitas por nós próprios. E, geralmente, essas também são as prendas mais originais;
  • Oferecer algo em segunda mão não é aquilo que, geralmente, nos vem à cabeça quando pensamos em oferecer uma prenda de Natal. Mas, se pensarmos bem, pode ser o mais apropriado! Comece por pensar naquelas pessoas que gostam de antiguidades, mas o mesmo se pode aplicar a quem gosta de marcas mais dispendiosas mas nem sempre as pode comprar. Desde que as coisas estejam em bom estado, oferecer uma nova vida a objetos usados é uma excelente opção;
  • Se nenhuma das ideias acima de adequar a algumas das pessoas a quem quer mesmo de oferecer uma lembrança de Natal, tem sempre a opção de comprar produtos locais e sustentáveis.


Especialmente para esta última sugestão, temos a solução certa para si: o nosso mercado, em Cascais. Visite-nos aos fins de semana, de 3 a 18 de dezembro, e tenha um Feliz Natal… Sustentável